Para classificar a montagem da nossa tradicional lista vários pontos foram julgados, tais como: diretor, roteiro, figurino, fotografia, cenografia, direção de arte e efeitos visuais. O principal ponto de análise é a proposta principal (roteiro) do trabalho e como explorá-la e executá-la na produção do vídeo foi essencial. Alguns dos clipes escolhidos pela nossa equipe e presentes nesse artigo foram indicados em nossa premiação ‘Acervo Music Awards’, que teve como vencedor o projeto ‘A QUEDA’ de Gloria Groove com direção de Felipe Sassi.
Dê uma olhada em nosso ranking:
05. ATENÇÃO - Pedro Sampaio, Luísa Sonza
Direção: Fernando Moraes
A música só é digerível se tocar em uma playlist e ninguém se incomodar o suficiente para se levantar e pressionar 'pular'. Mas o clipe simplesmente funciona, claro que seguindo a fórmula de alta qualidade visual de clipes estrangeiros. A produção explora o mundo da “Fantástica Fábrica de Chocolate”, incluindo a inusitada e marcante presença do ator Deep Roy, o Oompa Loompa.
04. A QUEDA - Gloria Groove
Direção: Felipe Sassi
Flutuando por vertentes opostas, Gloria Groove soube escancarar de forma inteligente a hipocrisia da cultura do cancelamento, a teatralidade foi a parte chave do projeto. O clipe e a música instiga uma provocação inexplicável, uma verdadeira obra-prima com cenários densos e tenebrosos que se tornaram memoráveis e icônicos. Excelente produção, Gloria deu sentido à arte!
03. Gueto - IZA
Direção: Felipe Sassi
IZA está mais uma vez em nosso ranking, em 2020 a artista figurou com "Let Me Be the One" onde o clipe era carregado de diversidade e celebrava a beleza negra em suas mais diversas vertentes e raízes, além de colocar em foco causas como a crise dos refugiados. Em “Gueto” a artista segue a mesma fórmula, um clipe que é adequadamente brasileiro e representativo, além de também contar com a genialidade de Felipe Sassi. A cantora IZA não só sabe o que quer passar com sua arte, como também deixa enfático que não vai se render a onda genérica de músicas sem identidade. Deixamos uma reflexão da própria cantora para elucidação de nossa análise: "Um artista sem identidade não é artista. Sem identidade, como fica minha mensagem?"
02. Girl From Rio - Anitta
Direção: Giovanni Bianco
A garota do Rio estendeu sua impecável videografia com mais um clipe que transpira ousadia e diversidade. Além dos padrões que geralmente não vemos em clipes, a mistura primorosa das duas faces do cidade maravilhosa é contagiante do começo ao fim. O destaque é para a transição do dogma estereotipado para uma versão que é contada como um arquivo pessoal, cuja energia é irresistível.
01. Nem Um Pouquinho - Duda Beat, Trevo
Direção: Alaska
O topo não poderia ser de outra artista, DUDA entregou o melhor projeto visual do ano! Munida de nobres referências, DUDA BEAT utiliza sua ascensão meteórica no MPB para ser a mensageira do amor e desamor, pronta a pousar sob qualquer solo. O clipe remete perfeitamente o desencanto e obsessão dos relacionamentos sem reciprocidade sob um âmbito radical, melodramático e utópico, um cristalino bálsamo. “Nem Um Pouquinho” é uma superprodução sem igual, você mergulha num panorama viciante que ao fim te faz querer mais e mais. Definitivamente um clipe singular onde o nível de proficiência técnica faz com que qualquer artista deseje ter algo similar em sua videografia. De forma resumida, a obra é genuinamente impressionante!
Mín. 20° Máx. 25°