Segundo dados do Instituto do Câncer (Inca), de 2020, atualmente o câncer é a segunda causa de morte no Brasil. Estima-se que, em 2029, será a primeira. Gerido pelo IgesDF, o Hospital de Base é referência no tratamento oncológico de alta complexidade. O hospital oferece três tipos de tratamento: cirúrgico, quimioterápico ou sistêmico e de radioterapia. Por ano, são realizadas no Hospital de Base 22 mil consultas em oncologia clínica, 550 cirurgias oncológicas e tratados 600 pacientes na radioterapia. O hospital também é referência para o tratamento de pacientes oncohematológicos.
O Hospital de Base oferece cirurgias para tratamento de câncer em mastologia, ginecologia oncológica, cirurgia geral, cirurgia torácica, urologia, proctologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia oncológica. Além dos cuidados paliativos, da clínica da dor e da nutrição oncológica
Bruno Sarmento explica que o HB se destaca e é referência no tratamento oncológico por reunir praticamente todas as equipes de especialistas e as multidisciplinares no mesmo local. “Isso melhora o tratamento que oferecemos, os resultados alcançados e proporciona mais comodidade aos nossos pacientes”, destaca o médico.
Chefe da Unidade de Oncologia Clínica do Hospital de Base, Daniel da Motta Girardi reforça o fato de o hospital ser o único centro de alta complexidade em oncologia do Distrito Federal, um centro de referência para o tratamento de câncer como um todo, incluindo todos os tipos de neoplasia. “O nosso diferencial realmente é ter todas as especialidades dentro do hospital. Tudo o que o paciente precisa para o tratamento de câncer no Sistema Único de Saúde (SUS) está no Hospital de Base”, ressalta o médico.
De 30% a 50% das mortes por câncer podem ser evitadas. “A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais”, reforça Girardi. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cinco atitudes fundamentais para reduzir o risco de câncer: interrupção do tabagismo, controle da obesidade, vacinação em dia, alimentação saudável e realização de 150 minutos semanais de atividade física. Esses hábitos podem diminuir em até 30% o risco de surgimento de câncer.
No caso das mulheres, o câncer de mama é o mais comum. Nos homens, é o câncer de próstata. É importante estarmos atentos ao nosso corpo e a qualquer alteração. “Precisamos estar sempre vigilantes e fazermos os exames de rotina para, se identificarmos qualquer doença, podermos tratá-la o mais rápido possível”, destaca o médico.
Mín. 17° Máx. 27°