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Planejamento de ações da atenção primária e Programa Previne Brasil é discutido por profissionais da Atenção Básica

Com o objetivo de qualificar o acesso dos alagoinhenses aos serviços da atenção primária e melhorar o vínculo entre a população e a equipe, a Se...

02/02/2023 às 10h00
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA
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Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA


Com o objetivo de qualificar o acesso dos alagoinhenses aos serviços da atenção primária e melhorar o vínculo entre a população e a equipe, a Secretaria de Saúde (SESAU), realizou nos dias 23, 25, 26 e 30 de janeiro uma oficina com todos os profissionais que compõe a Atenção Básica de Alagoinhas.

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Trazendo o tema “Planejamento das ações da atenção primária e o programa Previne Brasil”, a ação contou com diversas oficinas voltadas as equipes de saúde da família, onde foram estabelecidos processos do Papel da Atenção Básica como porta de entrada dos usuários, ordenadora da rede e coordenadora do cuidado, reafirmando o papel da equipe de saúde no território e enfatizando a questão do acolhimento, a fim de tornar a Atenção Básica do município mais resolutiva.

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“Indicadores de saúde são importantes nesse momento pela mudança da forma de financiamento da APS, mas enfatizamos que tão importante quanto alcançar as metas, é a questão de prestar uma assistência à populaçãol, assegurando os princípios básicos do SUS, como equidade e integralidade. Estamos com toda equipe envolvida entendendo qual é a atribuição individual, mas principalmente qual é atribuição comum a todos os profissionais de saúde, e exploramos temas chaves como Planejamento, Vista domiciliar, busca ativa e acolhimento. Atenção básica é prioridade de gestão e está oficina é a primeira de muitas previstas para 2023.”, explica a diretora da Atenção Básica, Maria Eliana Telles.

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Também foram explanados questões como a recomposição das equipes das unidades, informatização dos dados dos pacientes, questão dos insumos, condições de trabalho, reafirmando o empenho da gestão na qualificação da Assistência prestada.Além da parte teórica, houve um treinamento prático, onde os profissionais planejaram as ações da assistência reconhecendo os pacientes de seu território, para organização das agendas de atendimento.

Médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas, agentes comunitário, dentistas, auxiliares de saúde bucal, estagiários e auxiliares de serviços gerais fizeram parte do treinamento que aconteceu no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães.

Foto: Roberto Fonseca/ SECOM

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